Confeitaria Afetiva Artesanal
Muito prazer, sou Zenaide !
Falar sobre como a confeitaria chegou na minha vida , me traz um mix de saudades por tantos lugares que já morei neste Brasil. Sou Paranaense, mas cresci no interior de São Paulo. Voltei para o Paraná depois de adulta e logo segui para Osasco e São Caetano do Sul, no ABC na grande São Paulo onde me formei na área médica, para enfim conhecer a Amazônia, onde estou até hoje. E por todos estes lugares onde passei, sempre procurei conhecer um pouco mais sobre seus costumes, e a culinária regional, e as sobremesas característica de cada região e das pessoas que conheci nestes lugares, sempre presente!
O fato da minha mãe também atuar nas cozinhas industriais, vez ou outra quando eu podia, ficava ali, observando do lado de fora toda aquela dinâmica com aquelas imensas panelas que quase me cabia lá dentro! E eu amava tudo aquilo.
Até que um dia, ao procurar algo diferente para lembrança no aniversário do marido, conheci os biscoitos decorados. E naquele momento, me apaixonei por eles. Não sei dizer se eu os encontrei, ou eles me encontraram... nesta época, meu filho não consumia nenhum doce (SIM, eu era a mãe que ia para os aniversários e levava uma marmita de arroz, feijão e carninha como ele dizia) e pasmem, eu queria que ele gostasse de um docinho, mesmo que fosse um brigadeiro!
Quando ele viu os biscoitos, que não era da temática infantil, me questionou se poderia ser de bichinhos, então, fui buscar a informação de onde teria um curso, mas aqui em Manaus, não era possível. Recebi a recomendação da própria confeiteira que me vendeu os primeiros biscoitos, que somente em São Paulo eu conseguiria. Daí por diante, mergulhei na internet, e fiz os meus primeiros biscoitos decorados de forma autodidata. E até hoje eles podem ser vistos na rede social, pois de uma coisa tenho certeza, basta começar.... e evoluir!
E assim, nas oportunidades seguintes, fiz biscoitos com as amigas, cursos com professoras brasileiras e russa. E cada uma, do seu jeitinho, me ensinou muito, e eu agradeço por isso!
E durante três anos, da cozinha da minha casa, preparei muitos biscoitos! E conheci muitas pessoas lindas! Cheias de amor e de momentos especiais. Cada qual com sua história, com seus momentos que se tornariam eternos e com biscoitos decorados. E eu sou tão feliz por estar presente nestes momentos através dos biscoitos! Porque a cada sorriso, a cada mesa de doces preparada, meu coração se enche de alegria e me faz cada dia mais curiosa sobre este doce mundo.